sexta-feira, 11 de junho de 2010

MEC quer distribuir bicicletas para estudantes da zona rural


Este projeto vai exigir que a sociedade organizada pressione as Prefeituras e Governos dos Estados, para que adiram ao projeto.
O ministro Fernando Haddad disse, nesta quarta-feira, que o programa Caminho da Escola, que distribui ônibus e lanchas escolares, vai permitir a compra também de bicicletas.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a ideia é fazer um pregão eletrônico de registro de preços para que prefeituras e governos estaduais possam adquirir bicicletas por valores mais baixos. O alvo são estudantes das zonas rurais.
O MEC divulgou que o governo federal não aplicará recursos na compra de bicicletas. Ou seja, a despesa deverá ser bancada por governos municipais e estaduais. Haddad tratou do assunto durante audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados: – A bicicleta é essencial para levar o jovem para o local por onde passa o ônibus, o barco ou até mesmo para ir à escola – disse o ministro, destacando que há estudantes de escolas rurais que percorrem até 15 quilômetros a pé para estudar.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) informou que já promoveu uma audiência pública com especialistas do setor para definir o modelo ideal de bicicleta. A realização do pregão não tem data, mas ele pode ocorrer ainda no primeiro semestre. Segundo o FNDE, caberá a cada prefeitura ou governo estadual definir se a bicicleta será doada ao aluno ou se o estudante terá que devolver o equipamento no fim do ano letivo.

http://www.viaciclo.org.br/portal/noticias/46-noticias/649-mec-rural
Via Blog Eco Urbana: http://ecourbana.wordpress.com

Um comentário:

  1. O difícil na modalidade de licitação escolhida é conseguir bicicletas de qualidade, e como sabemos as bicicletas nacionais são em sua maioria um lixo.
    abs

    ResponderExcluir