sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DIA MUNDIAL SEM CARRO EM MIRACEMA - 22 DE SETEMBRO (II)

O Clube de Cicloturismo Pedal Livre Miracema realizou no dia 22 de setembro, em Miracema-RJ, a primeira manifestação do "Dia Mundial Sem Carro" na cidade.


No dia 22 de setembro, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades em cidades do mundo todo, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro. Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro).
O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A idéia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel.
A data foi criada na França, em 1997, sendo adotada por vários países europeus já no ano 2000.
Na cidade de São Paulo (Brasil) são realizadas atividades desde 2003, quando aconteceu uma Bicicletada em 22 de setembro. No ano seguinte, a Bicicletada do Dia Sem Carro teve apoio da Associação Nacional de Transporte Público e, a partir de 2005, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente passou a apoiar a data.
Segundo informações divulgadas pelo jornalistas André Trigueiro, da Globo, no Rio de Janeiro e na maioria das cidades foram poucos adeptos às manifestações. Na capital fluminense a prefeitura proibiu o estacionamento e o tráfego de veículos nas principais vias do centro da cidade, retirando do trânsito um elevado números de carros. Muitos cidadãos foram trabalhar de metrô, de ônibus e até de bicicleta, o que é melhor. Foram trabalhar de bicicleta, para darem o exemplo, além do Prefeito Eduardo Paes, a secretária estadual de Ambiente, Marilene Ramos, que trabalha na zona portuária. 

MIRACEMA



Idealizado pelo ciclista André Alvim (Xoxô), o Clube de Cicloturismo Pedal Livre Miracema realizou um evento no Centro Histórico da cidade, na Praça Ary Parreiras, conhecida por Praça das Mães. Além da divulgação na internet, uma bicicleta com som convidou os cidadãos a participarem. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer deu todo o apoio ao clube de cicloturismo.

Guacira, a locutora e André, idealizador


Às 18h, concentrados na Praça das Mães, um telão exibiu filmes educativos sobre o tema. A locutora Guacira Moreira fez a leitura de textos educativos que tratavam do ambiente e da questão da mobilidade urbana.


O cantor miracemense badalado, Paulinho Cerqueira, fez a alegria da moçada com músicas de MPB e alegrou o ambiente.


Juntaram-se ao Clube Pedal Livre Miracema, os membros da ONG Aminatur ("Amigos da Natureza") que aproveitaram para deixar sua mensagem de conscientização ambiental para os ouvintes.




Após esse encontro na praça, ciclistas do Clube e cidadãos da cidade que curtem andar em duas rodas fizeram um passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade.



E assim, deixamos registrado o 1º Evento do DIA MUNDIAL SEM CARRO em Miracema-RJ. Anotem nas agendas, todo ano, no dia 22 setembro estaremos nos movimentando para provocar a reflexão das pessoas sobre o tema meio ambiente e mobilidade urbana. Participem conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário