segunda-feira, 28 de março de 2011

OLIVIER CONTINUA SUA CICLOVIAGEM: Volta ao Mundo!


Vejam o relato dos ciclistas André Alvim e Jorge sobre o encontro com o ciclista francês, que faz a volta ao mundo, em Miracema.



 Olivier um francês que está dando a volta ao mundo de bicicleta passou por Miracema domingo dia 08 de fevereiro de 2009.


Quando estávamos voltando do Parque Ecológico Santa Rita, eu e Jorge vimos um ciclista e sua bicicleta com alforjes dianteiros e traseiros e ainda um enorme volume no bagageiro traseiro. Fizemos uma primeira abordagem, mas ele não quis parar alegando falta de tempo(todos querem saber quem é, de onde vem, para onde vai...). Na segunda tentativa falei para o Jorge dizer que também viajamos de bicicletas e aí sim ele nos deu mais atenção. Ainda conversamos andando por uns trezentos metros quando pedi para que ele parasse. Depois de nos apresentar e falarmos um pouco de nós e que pretendíamos fazer uma viagem pelo rio São Francisco, ele nos disse quem era e o que estava fazendo. Olivier é um francês que está dando a volta ao mundo de bicicleta. Ele saiu da França e passou por Espanha, Marrocos, Ilhas Canárias, Senegal, Cabo Verde e chegou ao Brasil em Salvador, atravessando o Atlântico num veleiro e nos disse que em sua viagem não vai usar nenhum meio de transporte que consuma petróleo (navio, avião etc.). Depois do bate papo inicial, o convidei para almoçar conosco e ele sorridente aceitou prontamente. Fiz um pequeno mapa de como chegar à minha casa e desci até Miracema para guardar os equipamentos vindos da apresentação do grupo Academia do Choro na noite anterior. Quando me aproximava de casa, o Olivier já estava chegando, mostrando sua excelente forma física. Em casa ele me perguntou se eu falava inglês e eu disse que não (entendo algumas palavras,mas...). Então o jeito foi fazer uma mistura de português que ele começou a falar a partir de Salvador, um pouco de inglês e até francês. Ele me mostrou o seu equipamento e contou que o grande embrulho que estava no bagageiro traseiro era um parapente. Ele também vem em busca de rampas onde pode voar, realizando o sonho que tem desde que viu o Peter Pan quando era criança.Até Governador Valadares, foram 6.518 km pedalados e 7.200 km navegando pelo Atlântico. Pouco antes de almoçar, chegou a Luísa minha sobrinha que fala um pouco de inglês e aí sim começamos a nos entender melhor. Nosso almoço durou mais de uma hora, não comemos o tempo todo rsrsrs, mas ficamos conversando bastante. Ele respondeu a muitas perguntas, mas também tirou algumas dúvidas sobre locais, estradas e ainda tradução de algumas palavras, coisa que a Luísa resolveu. Quanto à comida, ele gostou do purê de banana da terra que mamãe havia preparado e também da carne de boi cozida com batata inglesa. Quanto à carne ele perguntou: Boi? Muuuuuuuuuu? 
Agora estava chegando à hora de ele partir. Tentamos convencê-lo a ficar, mas ele meio dividido disse para a mamãe, que fez o primeiro convite, que não podia se dar ao luxo de perder a disciplina e ficar pois tem dia certo para pegar uma carona em um veleiro que o levará até a Austrália em fevereiro de 2010. Convidei mais uma vez, mas ele resistiu. Confesso que me senti um pouco culpado de tê-lo deixado partir, pois já eram quase duas da tarde quando tiramos algumas fotos, ele se despediu do pessoal e pegamos, eu e Jorge, nossas bicicletas para acompanhá-lo até a saída para Pádua. Então atravessamos Miracema. Em frente a borracharia do Zequinha e do Beto, ainda mostrei para ele o Morro Azul, onde alguns pilotos saltam de parapente. Ele ficou olhando o morro por alguns instantes e com os olhos brilhando me disse: “No, no parapente! Ir embora”. Só nos restava desejar uma boa viagem e dar-lhe um forte abraço. Jorge também lhe deu um abraço e mandou umas palavras de incentivo em português e lá se foi o nosso amigo francês dando a volta ao mundo de bicicleta. 
Para nós foi mais uma lição de perseverança e incentivo a levar adiante o projeto de pedalar pelas margens do rio São Francisco.
Acompanhe a viajem do Olivier através do site www.enrouteavecaile.com

Mais imagens do encontro e o próprio relato foram registrados no site da "Morro Azul Eventos e Som".

Nenhum comentário:

Postar um comentário