sexta-feira, 16 de abril de 2010

PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO AO MONTANHISMO NO RIO

RIO - Escalar montanhas, agora, é uma atividade cultural e esportiva oficial do Rio. Atletas pendurados em cordas nas paredes rochosas do Rio comemoraram o decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes, que cria o Programa Municipal de Incentivo ao Montanhismo. A nova legislação determina, entre outras coisas, que o município adote medidas necessárias para garantir o acesso livre e desimpedido às áreas de escalada e caminhada. A restrição de uso de espaços e servidões é, hoje, um dos principais obstáculos ao esporte.
Montanhista há 36 anos, o diretor do Instituto Estadual do Ambiente, André Ilha, diz que, num primeiro momento, o decreto - já publicado em Diário Oficial - deve garantir a manutenção das áreas ainda não cercadas e abrir as obstruídas ilegalmente. Mais tarde, o município negociará a possível abertura de áreas privadas.
O próximo passo é a definição de ações pela Secretaria municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Femerj. O presidente da entidade, Bernardo Collares, comemorou:
- É o reconhecimento de uma atividade praticada há quase 100 anos no Rio. Vamos trabalhar para abrir o caminho, um a um, para o montanhista.
O decreto incluiu no calendário oficial da cidade a abertura da temporada de montanhismo no Rio, comemorada tradicionalmente no último domingo deste mês. 
 (Matéria de Túlio Brandão, O GLOBO de 01/04/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário